Feriado Municipal - 7 de Julho Área - 504 Km2

Freguesias - Civil parishes

Algodres, Vale de Afonsinho e Vilar de AmargoAlmofala e EscarigoCastelo RodrigoCinco Vilas e ReigadaColmeal e Vilar TorpimEscalhãoFigueira de Castelo RodrigoFreixeda do Torrão, Quintã de Pêro Martins e Penha ÁguiaMata de LobosVermiosa

Separador - Divider

Ordenação heráldica do brasão e bandeira

Segundo o parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses de 17/02/1937
Estabelecida em reunião da Assembleia Municipal, em 30/04/1986
Publicada no Diário da República n.º 136, 3.ª Série, Parte A de 11/06/1986

Armas - De prata, leão rampante de vermelho acompanhado em orla por oito folhas de figueira de verde. Coroa mural de quatro torres de prata. Listel branco com "Vila de Figueira de Castelo Rodrigo" de negro.

Brasão do Município de Figueira de Castelo Rodrigo - Figueira de Castelo municipal coat-of-arms

Separador - Divider

Bandeira - De vermelho, cordões e borlas de vermelho e prata. Haste e lança douradas.

Bandeira e estandarte do Município de Figueira de Castelo Rodrigo - Figueira de Castelo municipal flag and banner

Bandeira (2x3)      Estandarte (1X1)

Divisor Guarda - Guarda Divider

Transcrição do parecer

Parecer emitido por Affonso Dornellas à Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses e aprovado em sessão de 17 de Fevereiro de 1937.

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, desejando que lhe fossem estudadas as suas armas, bandeira e selo, dirigiu-se à Associação dos Arqueólogos Portugueses, solicitando esse estudo.

A freguesia de Figueira de Castelo Rodrigo, desenvolveu-se por forma que se salientou à vila de Castelo Rodrigo, que, pela aspereza do seu acesso, foi perdendo a importância até que a sede do concelho passou para a povoação de Figueira, que, por esse motivo, foi elevada a vila, em 25 de Junho de 1836.

A Vila de Figueira de Castelo Rodrigo é muito fértil, produzindo com abundância: vinhos, azeites, cereais, lã, gados, etc. vivendo, portanto, da agricultura.

Na parte histórica de Figueira salienta-se o facto de, a pouca distância da vila, se ter dado o combate da Salgadela, uma das principais batalhas da guerra da restauração em que os portugueses ficaram vencedores.

Tem, por consequência, a Vila de Figueira de Castelo Rodrigo e o seu concelho, elementos suficientes para lhe serem ordenadas as suas armas, bandeira e selo.

Propomos pois a seguinte ordenação:

ARMAS – De prata, com um leão rampante de vermelho acompanhado em orla por oito folhas de figueira de verde. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres «Vila de Figueira de Castelo Rodrigo» de negro. -

BANDEIRA – De vermelho. Cordões e borlas de prata e de vermelho. Haste e lança douradas. -

SELO – Circular, tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro dos círculos concêntricos, os dizeres «Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo». -

A bandeira é de vermelho por ser este o esmalte da peça principal das armas, quando destinada a cortejos e outras cerimónias; a bandeira tem a área de um metro quadrado e é bordada em seda. Quando destinada a ser arvorada, é de fiel terá as dimensões julgadas necessárias, podendo deixar de ter as armas.

É indicado o leão para figurar em alusão ao importante combate de Salgadela, um dos decisivos da independência proclamada em 1640.

As folhas de figueira não só representam a riqueza agrícola como são alusivas ao nome da vila.

A prata indicada para o campo, é o metal que na heráldica simboliza humildade e riqueza.

O vermelho do leão é o esmalte que significa a força, vigor, vitórias, guerra e ardis.

O verde das folhas de figueira é o esmalte que denota esperança e fé.

E assim, com estas peças e estes esmaltes, fica bem representada a história e a vila de Figueira de Castelo Rodrigo e dos seus naturais.No caso da Câmara Municipal da mesma Vila concordar com este parecer, deverá transcrever na respectiva acta a descrição das armas, bandeira e selo, como acima se disse, enviando uma cópia autenticada da mesma acta ao Sr. Governador Civil do Distrito, juntamente com o desenhos da bandeira e do selo rigorosamente feitos, pedindo-lhe para remeter esses elementos a Direcção Geral de Administração Política e Civil do Ministério do Interior, para, se o Sr. Ministro concordar, ser publicada a respectiva portaria.

Lisboa, Fevereiro de 1937.

adornellas

Affonso de Dornellas.

(Texto adaptado à grafia actual)

Fonte: Processo do Município de Figueira de Castelo Rodrigo (arquivo digital da AAP, acervo “Fundo Comissão de Heráldica”, código referência PT/AAP/FCR/UI0016/00152).

Ligação para a página oficial do município de Figueira de Castelo Rodrigo

Separador - Divider

Municípios do distrito da Guarda - Guarda district municipalities
Aguiar da BeiraAlmeidaCelorico da Beira Figueira de Castelo Rodrigo Fornos de AlgodresGouveiaGuardaManteigasMêdaPinhelSabugalSeiaTrancoso Vila Nova de Foz Côa

Separador - Divider

Distritos/Regiões Autónomas - Districts/Autonomous Regions
AveiroBejaBragaBragançaCastelo BrancoCoimbraÉvoraFaroGuardaLeiriaLisboaPortalegrePortoSantarémSetúbalViana do CasteloVila RealViseuAçoresMadeira

Separador - Divider

IndexHeráldicaHistóriaLegislaçãoHeráldica AutárquicaPortugalUltramar PortuguêsA - Z Miniaturas (Municípios) Miniaturas (Freguesias) Miniaturas (Ultramar)LigaçõesNovidadesContacto

Anterior - PreviousPróximo - Next