Feriado Municipal - Segunda-feira após o Domingo de Páscoa Área - 388 Km2

Freguesias - Civil parishes

Aldeia da MataCrato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do PesoGáfeteMonte da Pedra

Separador - Divider

Ordenação heráldica do brasão e bandeira

Segundo o parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses de 20/12/1935
Aprovado pelo Ministro do Interior em 09/03/1940
Portaria n.º 9476, do Ministério do Interior,
publicada no Diário do Governo n.º 57, 1.ª Série de 09/03/1940

Armas - De ouro, com um castelo de vermelho, aberto e iluminado de prata, acompanhado por dois ramos de oliveira de verde frutados de ouro. O castelo assenta num monte de penhascos de verde, realçado de negro e cortados por três faixas ondadas, duas de prata e uma de azul. A torre central carregada com uma Cruz de Malta de prata. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres "Vila do Crato" de negro.

Brasão do município do Crato - Crato municipality coat-of-arms

Separador - Divider

Bandeira - Esquartelada de branco e de vermelho. Cordões e borlas de prata e de vermelho. Haste e lança douradas.

Bandeira e estandarte do município do Crato - Crato Municipality flag and banner

Bandeira (2x3)      Estandarte (1X1)

Divisor Portalegre - Portalegre Divider

Transcrição do parecer

Parecer apresentado por Affonso de Dornellas à Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses e aprovado em sessão de 20 de Dezembro de 1935.

Deseja a Câmara Municipal do Crato que lhe sejam estudadas umas armas, bandeira e selo, para o que se dirigiu a Associação dos Arqueólogos.

Crato tem utilizado indevidamente a Cruz dos Cavaleiros da Ordem de Malta, como selo municipal.

A heráldica de domínio referente aos municípios, é constituída por peças que simbolizem a história e circunstâncias honrosas regionais, sendo um erro adoptar emblemas que lhe não pertencem e que não representam uma história municipal.

A Cruz dos Cavaleiros de Malta é dos dignatários desta Ordem e não da Câmara Municipal da Vila do Crato.

Como manifestação de reconhecimento pelos serviços prestados por esta Ordem á vila do Crato, está muito bem que se inclua a cruz de Malta na composição das armas municipais, mas acompanhada de outros elementos que caracterizem a história e circunstâncias locais.

Não se pode compreender que duas entidades absolutamente distintas usem o mesmo selo para autenticar os seus documentos. Sendo assim, desaparecia o verdadeiro significado do selo, pois ficava com duas procedências.

Um marco de uma propriedade ou um edifício onde estivessem esculpidas as Armas da Vila do Crato, desde que fossem iguais as da Ordem de Malta, não se ficava sabendo a quem pertencia.

Enfim, a Vila do Crato tem a sua história e vida mais do que suficiente para ordenar umas armas muito suas, sem necessitar usurpar as armas de outra entidade.

Teve o seu castelo; é muito fértil porque a região é muito cortada por ribeiros, o mais importante dos quais é o ribeiro da Seda. Tem grande comércio de cereais, azeite, cortiça, etc.

Com estes elementos, propomos que as Armas, bandeira e selo da Vila do Crato, sejam assim ordenados:

ARMAS - De ouro, com um castelo de vermelho, aberto e iluminado de prata, acompanhado por dois ramos de oliveira de verde frutados de ouro. O castelo assente num monte de penhascos de verde, realçados de negro e cortados por três faixas ondadas, duas de prata e uma de azul. A torre central carregada por uma Cruz de Malta de Listel branco com prata. Coroa mural de prata de quatro torres. os dizeres "Vila do Crato" de negro.

BANDEIRA - Esquartelada de branco e de vermelho, cordões e borlas de prata de vermelho. Haste e lança douradas. -

SELO - Circular, tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres "Câmara Municipal do Crato". -

Como os esmaltes principais das peças que compõem as Armas são a prata e o vermelho, a bandeira é branca, que corresponde à prata, e de vermelho. Quando destinada a cortejos ou outras cerimónias, a bandeira é de seda e bordada, devendo medir um metro quadrado. Quando é para arvorar, é de filel, com as dimensões julgadas convenientes, podendo dispensar as armas.

O ouro indicado para o campo das armas, é o metal que significa nobreza, fidelidade e poder.

O vermelho para o castelo, é o esmalte que significa vitórias, guerras, ardis, força e vida. É aberto e iluminado de prata, como de prata são as faixas ondadas do rio, porque é o metal que heraldicamente significa humildade e riqueza.

Os ramos de oliveira e os penhascos são de verde, esmalte que significa esperança e fé.

O frutado destes ramos e o realçado dos penhascos, são de negro esmalte que representa a terra e significa firmeza e honestidade.

A faixa ondada de azul, denota zelo, lealdade e caridade.

E assim, com estas peças e estes esmaltes, fica bem representada a história da vila, as riquezas locais e a índole dos naturais.

Se a Câmara Municipal concordar com este parecer, deverá transcrever na acta a descrição das armas, bandeira e selo, e enviar uma cópia autenticada ao Sr. Governador Civil, juntamente com os desenhos rigorosos da bandeira e do selo, pedindo-lhe para remeter esses elementos a Direcção Geral de Administração Política e Civil do Ministério do Interior, para, no caso do Sr. Ministro aprovar, ser publicada a respectiva portaria.

Sintra, Setembro de 1935.

adornellas

Affonso de Dornellas.

(Texto adaptado à grafia actual)

Fonte: Processo do Município de Crato (arquivo digital da AAP, acervo “Fundo Comissão de Heráldica”, código referência PT/AAP/CH/CRT/UI0021/00219).

Ligação para a página oficial do município de Crato

Separador - Divider

Municípios do distrito de Portalegre - Portalegre district municipalities
Alter do ChãoArronchesAvisCampo MaiorCastelo de VideCratoElvasFronteiraGaviãoMarvãoMonforteNisaPonte de SorPortalegreSousel

Separador - Divider

Distritos/Regiões Autónomas - Districts/Autonomous Regions
AveiroBejaBragaBragançaCastelo BrancoCoimbraÉvoraFaroGuardaLeiriaLisboaPortalegrePortoSantarémSetúbalViana do CasteloVila RealViseuAçoresMadeira

Separador - Divider

IndexHeráldicaHistóriaLegislaçãoHeráldica AutárquicaPortugalUltramar PortuguêsA - Z Miniaturas (Municípios) Miniaturas (Freguesias) Miniaturas (Ultramar)LigaçõesNovidadesContacto

Anterior - PreviousPróximo - Next