Feriado Municipal - 13 de Janeiro Área - 174 Km2

Freguesias - Civil parishes

AlguberCadaval e Pêro MonizLamas e CercalPainho e FigueirosPeralVermelhaVilar

Separador - Divider

Ordenação heráldica do brasão e bandeira

Segundo o parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses de 07/05/1935
Estabelecida pela Comissão Administrativa Municipal em 20/01/1936
Aprovado pelo Ministro do Interior em 25/01/1936
Portaria n.º 8350, do Ministério do Interior,
publicada no Diário do Governo n.º 21, 1.ª Série de 25/01/1936

Armas - De prata com um cacho de uvas de púrpura, folhado e troncado de verde. Bordadura de negro, com oito espigas seguidas de ouro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres "Vila do Cadaval", a negro.

Brasão do município do Cadaval - Cadaval municipality coat-of-arms

Separador - Divider

Bandeira - Esquartelada de amarelo e de púrpura. Cordões e borlas de ouro e de púrpura. Haste e lança douradas.

Bandeira e estandarte do município do Cadaval - Cadaval Municipality flag and banner

Bandeira (2x3)      Estandarte (1X1)

Divisor Lisboa - Lisbon Divider

Transcrição do parecer

Parecer apresentado por Affonso de Dornellas à Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses e aprovado em sessão de 7 de Maio de 1935.

Desejando a Câmara Municipal do Cadaval que se lhe estude a composição das armas, bandeira e selo, em conformidade com os seus valores regionais, foi deliberado formular o respectivo parecer.

Não existe, nas obras que tratam de heráldica municipal, qualquer referência às armas do Cadaval, parecendo que de facto nunca as teve, como se verifica num ofício da mesma Câmara, datado de 18 de Setembro de 1855, assinado pelo respectivo Presidente, Sr. Manuel M. de Campos e existente no Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, no processo referente às Armas Municipais.

Num ofício datado de 9 de Junho de 1930, assinado pelo Presidente da Comissão Administrativa, Sr. Anselmo Carneiro da Silva e dirigido à Direcção Geral de Administração Política e Civil do Ministério do Interior, entre outras coisas, diz-se que as Armas da Vila são de azul com dois montes ligados por uma ponte de dois arcos. No cimo de um dos montes, um moinho e no outro monte, oliveiras.

O escudo encimado pela coroa de Duque por a Vila ser Ducado.

Ora, esta composição, não está dentro das regras da heráldica estabelecidas pelo Ministério do Interior em 14 de Abril de 1930.

A região do Cadaval é muito fértil; tem muitas vinhas e muitos cereais, parecendo-me que daqui se devem colher os elementos para a ordenação das suas armas, que podem ser assim constituídas:

ARMAS - De prata com um cacho de uvas de púrpura, folhado e troncado de verde. Bordadura de negro, com oito espigas seguidas de ouro, folhadas do mesmo. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres "Vila do Cadaval" a negro. -

BANDEIRA - Esquartelada de amarelo e de púrpura. Cordões e borlas de ouro e de púrpura. Haste e lança douradas.

SELO - Circular, tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes. Em redor, dentro de círculos concêntricos, os dizeres "Camara Municipal do Cadaval". -

Quando destinada a cortejos ou outras cerimónias, a bandeira tem a área de um metro quadrado e é bordada em seda.

A prata do campo significa, heraldicamente, humildade e riqueza.

O roxo das uvas significa opulência e abundância.

O verde do folhado e do troncado do cacho, significa esperança e fé.

O negro da bordadura, simboliza a terra e significa firmeza e honestidade.

O ouro das espigas, significa nobreza, fidelidade, constância, poder e liberalidade.

Com estas peças e estes esmaltes fica bem representada a riqueza regional e a índole dos naturais.

Se a Câmara Municipal do Cadaval concordar com este parecer, deverá transcrever na acta a descrição das armas, bandeira e selo, enviando uma cópia autenticada dessa acta, acompanhada dos desenhos rigorosos da bandeira e selo, ao Sr. Governador Civil, pedindo-lhe para remeter esses elementos à Direcção Geral de Administração Política e Civil do Ministério do Interior para, no caso do Sr. Ministro aprovar, ser publicada a respectiva portaria.

Lisboa, Maio de 1935.

 

Assinatura A. Dornellas

Affonso de Dornellas

(Texto adaptado à grafia actual)

Fonte: Processo do Município do Cadaval (arquivo digital da AAP, acervo “Fundo Comissão de Heráldica”, código referência PT/AAP/CH/CDV/UI0018/00185).

Ligação para a página oficial do município de Cadaval

Separador - Divider

Municípios do distrito de Lisboa - Lisboa district municipalities
AlenquerAmadoraArruda dos VinhosAzambujaCadavalCascaisLisboaLouresLourinhãMafraOdivelasOeirasSintra Sobral de Monte AgraçoTorres Vedras Vila Franca de Xira

Separador - Divider

Distritos/Regiões Autónomas - Districts/Autonomous Regions
AveiroBejaBragaBragançaCastelo BrancoCoimbraÉvoraFaroGuardaLeiriaLisboaPortalegrePortoSantarémSetúbalViana do CasteloVila RealViseuAçoresMadeira

Separador - Divider

IndexHeráldicaHistóriaLegislaçãoHeráldica AutárquicaPortugalUltramar PortuguêsA - Z Miniaturas (Municípios) Miniaturas (Freguesias) Miniaturas (Ultramar)LigaçõesNovidadesContacto

Anterior - PreviousPróximo - Next