Designação Oficial
"União das freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago)"

Sede - Tavira (Santa Maria) (Cidade de Tavira) Área - 147.99 Km2

Freguesia criada pela Lei n.º 11-A/2013 de 28/01/2013 que agregou as antigas freguesias de

Tavira (Santa Maria)Tavira (Santiago)

Ordenação heráldica do brasão e bandeira

Segundo o parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, nº 06/2025 de 26/03/2025
Estabelecida em reunião de Assembleia de Freguesia, em 16/04/2025

Publicada no Diário da República n.º 81, 2.ª Série, Parte H de 28/04/2025
Registado na Direcção Geral de Autarquias Locais, com o n.º 006/2025 de 06/05/2025

Armas - Escudo de púrpura, castelo de ouro, lavrado de negro, aberto e frestado de vermelho, com a torre central carregada com uma Cruz da Ordem de Santiago; em chefe ramo de laranjeira de prata, folhado do mesmo e frutado de vermelho posto em faixa; em campanha ponte de sete arcos de prata lavrada de negro, movente dos flancos e de seis burelas ondadas de prata, azul, prata, verde, prata e verde. Coroa mural de prata de 5 torres. Listel de prata com a legenda a negro “UNIÃO DAS FREGUESIAS DE TAVIRA (SANTA MARIA E SANTIAGO)”.

Brasão da União das freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago) - Tavira (Santa Maria and Santiago) civil parish union coat-of-arms

Separador - Divider

Autoria dos símbolos heráldicos - Brasonarte
Desenho - Sérgio Horta (o autor deste site)
Projecto e concepção dos símbolos - Sérgio Horta e Eduardo Brito

Simbologia

Escudo de púrpura - É uma referência ao vasto património religioso, que justifica que Tavira seja apelidada de “cidade das igrejas”. Tavira possui um dos mais interessantes conjuntos de arquitetura religiosa do Algarve, identificando-se, pelo menos, dezassete monumentos, entre igrejas, ermidas e conventos.
Castelo de ouro, lavrado de negro, aberto e frestado de vermelho - Representa o passado histórico de Tavira e o seu castelo, construído para proteger a travessia do rio antes da construção da ponte, a partir do qual se desenvolveram as muralhas que defendiam a cidade durante a presença muçulmana. Após a conquista de Tavira aos mouros, em 1244, D. Sancho II doa o castelo e o seu termo à Ordem de Santia-go. É um dos elementos mais antigos da heráldica de Tavira, estando presente no brasão do município, através das duas torres, e da antiga freguesia de Santiago.
Cruz da Ordem de Santiago - Representa e homenageia a antiquíssima e nobre Ordem de Santiago, a que a freguesia se honra ter pertencido, bem como D. Paio Peres Correia, cavaleiro e comendador da Ordem de Santiago, a quem se deve a conquista de Tavira aos mouros. Está presente no brasão do município e da antiga freguesia de Santiago.
Ramo de laranjeira de prata, folhado do mesmo e frutado de vermelho - Representa a produção e a riqueza agrícola na área mais interior da freguesia, com hor-tas, pomares de regadio (laranjeiras e limoeiros) e de sequeiro (alfarrobeiras, figueiras e amendoeiras). Está presente no brasão da antiga freguesia de Santa Maria.
Ponte de sete arcos de prata lavrada de negro - Representa a antiga ponte que faz a ligação entre as duas partes da cidade. Apesar de desconhecer-se quando a ponte terá sido erigida sabe-se que já existiria aquando da conquista cristã. Sofreu diversas alterações ao longo dos tempos, remontando ao século XVII o seu atual aspeto. É um dos elementos mais antigos da heráldica de Tavira, estando presente no brasão do município e da antiga freguesia de Santa Maria.
Seis burelas ondadas de prata, azul, prata, verde, prata e verde - A burela ondada de azul representa o rio Séqua e o rio Gilão, em cujas margens se situa a cidade de Tavira. Curioso é o facto de o rio mudar de nome ao passar pela ponte, sendo que a montante é chamado de rio Séqua e a jusante de rio Gilão. As burelas ondadas de verde representam o mar e a atividade piscatória, que sempre teve muita importância e que é também uma das fontes de rendimento da economia local. Estão presentes no brasão do município e da antiga freguesia de Santa Maria.
Coroa mural de prata de cinco torres - Tavira, onde a União das Freguesia tem a sua sede, foi elevada a cidade através de Carta Régia datada de 16 de Março de 1520.
Bandeira gironada branca e púrpura - O branco é uma referência às salinas de Tavira e à respetiva extração do sal, de extrema importância. De referir que, na segunda metade do século XVIII, a política do Marquês de Pombal permitiu o desenvolvimento das salinas, que nos dias de hoje continuam em funcionamento. Quanto à púrpura, a justificação é igual à dada para a cor do escudo.

Separador - Divider

Bandeira - Gironada branca e púrpura; cordões e borlas de prata e púrpura. Haste e lança douradas.

Bandeira e estandarte da União das freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago) - Tavira (Santa Maria and Santiago) civil parish union, flag and banner

Bandeira (2x3)      Estandarte (1X1)

Separador - Divider

Freguesias do município de Tavira - Tavira municipality civil parishes
CachopoConceição e Cabanas de TaviraLuz de Tavira e Santo Estêvão Santa Catarina da Fonte do Bispo Santa LuziaTavira (Santa Maria e Santiago)

Separador - Divider

Municípios do distrito de Faro - Faro district municipalities
AlbufeiraAlcoutimAljezurCastro MarimFaroLagoaLagosLouléMonchiqueOlhãoPortimão São Brás de AlportelSilvesTaviraVila do Bispo Vila Real de Santo António
Associação de Municípios - Municipal Association
Terras do Infante (Aljezur, Lagos e Vila do Bispo)

Separador - Divider

Distritos/Regiões Autónomas - Districts/Autonomous Regions
AveiroBejaBragaBragançaCastelo BrancoCoimbraÉvoraFaroGuardaLeiriaLisboaPortalegrePortoSantarémSetúbalViana do CasteloVila RealViseuAçoresMadeira

Separador - Divider

Index HeráldicaHistóriaLegislação Heráldica AutárquicaPortugal Ultramar PortuguêsA - Z Miniaturas (Municípios) Miniaturas (Freguesias) Miniaturas (Ultramar) Ligações Novidades Contacto

Anterior - PreviousPróxima - Next