Feriado Municipal - Oitava segunda-feira após o Domingo de Páscoa Área - 335.28 Km2

Elevação da sede do município à categoria de cidade pela Lei n.º 30/85 de 14/06/1985

Freguesias - Civil parishes

Aguada de CimaÁgueda e BorralhaBarrô e Aguada de BaixoBelazaima do Chão, Castanheira do Vouga e AgadãoFermentelosMacinhata do VougaPréstimo e Macieira de AlcobaRecardães e EspinhelTravassô e Óis da RibeiraTrofa, Segadães e Lamas do VougaValongo do Vouga

Separador - Divider

Segunda ordenação heráldica do brasão e bandeira

Segundo o parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses de 14/03/1990
Estabelecida em reunião de Assembleia Municipal, em 28/06/1990
Publicada no Diário da República n.º 287, 3.ª Série, Parte A de 14/12/1990

Armas - De prata, dois pinheiros arrancados de verde, frutados de ouro. Em chefe uma roda dentada de vermelho acompanhada de dois cachos de uvas de ouro, folhadas de verde. Em ponta duas faixetas ondadas de azul. Coroa mural de cinco torres de prata. Listel branco com a legenda em maiúsculas de negro " ÁGUEDA ".

Brasão do Município de Águeda - Águeda municipal coat-of-arms

Separador - Divider

Bandeira - Gironada de amarelo e verde. Cordões e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.

Bandeira e estandarte do Município de Águeda - Águeda municipal flag and banner

Acima, a bandeira e estandarte de acordo com o texto da descrição que foi publicada (versão correcta).
Em baixo, a bandeira e estandarte (versão incorrecta) (ver explicação)

Bandeira e estandarte do Município de Águeda - Águeda municipal flag and banner

Bandeira (2x3)      Estandarte (1X1)

Separador - Divider

Primeira ordenação heráldica do brasão e bandeira

Segundo o parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses de 23/10/1935
Aprovado pelo Ministro do Interior em 28/02/1936
Portaria n.º 8373, do Ministério do Interior,
publicada no Diário do Governo n.º 48, 1.ª Série de 28/02/1936

Armas - De prata, com dois pinheiros de verde, troncados e arrancados de negro e frutados de ouro. Em chefe, uma vide de negro em faixa, com três cachos pendentes de ouro, folhados de verde. Em contra-chefe, duas faixas ondadas de azul. Coroa mural de quatro torres de prata. Listel branco com os dizeres "Vila de Águeda" a negro.

Brasão do Município de Águeda - Águeda municipal coat-of-arms

Separador - Divider

Bandeira - Esquartelada de amarelo e verde. Cordões e borlas de ouro e verde. Haste e lança douradas.

Bandeira e estandarte do Município de Águeda - Águeda municipal flag and banner

Bandeira (2x3)      Estandarte (1X1)

Divisor Aveiro - Aveiro Divider

Transcrição do parecer

Parecer apresentado por Affonso de Dornellas à Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses e aprovado em sessão de 23 de Outubro de 1935.

Nos elementos enviados pela Câmara Municipal de Águeda, por o estudo desde parecer, diz-se que no edifício dos paços do Concelho feito em 1860, existem umas armas esculpidas, partidas de Portugal e de duas árvores. Impresso no papel de ofícios, o campo do segundo do partido é de verde e as árvores são de prata.

Nos referidos elementos Alvitra-se que, tendo Águeda pertencido ao meso-árabe Gonçalo Ibn égas, antes da fundação da nacionalidade, seria interessante que tal facto se fizesse referência na composição das armas, como também seria interessante que se fizesse referência à sua padroeira, Santa Eulália, em volta de cuja igreja foi formada a povoação que constitui a vila de Águeda.

Na circular expedida pela D.G.A.P.C. do ministério do interior de 14 de Abril de 1930, que estabelece as regras de heráldica de domínio, está expressa a proibição das armas municipais serem partidas e incluírem as armas nacionais inteiras.

Também está previsto o facto das mesmas armas serem constituídas por elementos que simbolizem a sua história e salientem as suas circunstâncias de vida e riqueza. Só, em casos muito excepcionais, se incluem nas armas de domínio elementos diferentes à vida local anterior à fundação da nacionalidade.

Todas as cidades e vilas portuguesas têm elementos de sobra para constituir as suas armas absolutamente características, simbolizando a ação do povo, pois a heráldica municipal é absolutamente popular, é do povo e para ser compreendida pelo povo. Portanto, é com os elementos naturais que temos que ordenar as armas, bandeira e selo da vila de Águeda.

Já há muitos anos que os naturais de Águeda estão habituados a ver as duas árvores nas armas da sua terra, representando certamente os grandes pinhais existentes na região e que constituem uma fonte de riqueza local na exploração de madeiras.

JPor todas as razões devem depois continuar a figurar duas árvores representativas dos pinheiros, nas armas de Águeda, como também deve figurar o rio do mesmo nome. A fertilidade regional deve ser representada por cacho de uvas, que simbolizam a abundância e representam de facto os vinhos regionais.

Propomos, portanto, que as Armas, Bandeira e Selo da Vila de Águeda sejam assim ordenados:

ARMAS - De prata, com dois pinheiros de verde, troncados e arrancados de negro e frutados de ouro. Em chefe, uma vide de negro em faixa, com três cachos pendentes de ouro, folhados de verde. Em contra-chefe, duas faixas ondadas de azul. Coroa mural de quatro torres de prata. Listel branco com os dizeres «Vila de Águeda» a negro.

BANDEIRA - esquartelada de amarelo e verde. Cordões e borlas de ouro e verde. Haste e lança douradas. -

SELO - Circular tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres “Câmara Municipal de Águeda”. -

Como as peças representativas da fertilidade regional são de verde e de ouro, a bandeira é amarela (que corresponde ao ouro) e verde.

Quando se destina a cortejos e outras cerimónias, a bandeira é de seda bordada, devendo ter uma área de um metro quadrado.

Quando se destina a ser arvorada, é de filel, com as dimensões necessárias, podendo, neste caso, dispensar a inclusão das armas.

O verde dos pinheiros e do folhado da videira, denota esperança e fé.

O negro do troncado e arrancado dos pinheiros e da videira, representa a terra e significa firmesa e honestidade.

O ouro do frutado dos pinheiros e das uvas significa fidelidade, constância e poder.

Os rios, está determinado que se representem por faixas ondadas de prata e azul. O azul na heráldica significa zelo, lealdade e caridade.

Se a Câmara Municipal de Águeda concordar com este parecer, deverá transcrever na acta a descrição das armas, bandeira e selo e enviar uma cópia autenticada dessa acta, acompanhada dos desenhos rigorosos da bandeira e do selo, ao Sr. Governador Civil, pedindo-lhe para remeter esses elementos à Direcção Geral de Administração Política e Civil do Ministério do Interior, para, no caso do Senhor Ministro aprovar, ser publicada a respectiva portaria.

Sintra, Agosto de 1935.

 

Assinatura A. Dornellas

Affonso de Dornellas.

Ligação para a página oficial do município de Águeda

Separador - Divider

Municípios do distrito de Aveiro - Aveiro district municipalities
ÁguedaAlbergaria-a-VelhaAnadiaAroucaAveiroCastelo de PaivaEspinhoEstarrejaÍlhavoMealhadaMurtosaOliveira de AzeméisOliveira do BairroOvarSanta Maria da FeiraSão João da MadeiraSever do VougaVagosVale de Cambra

Separador - Divider

Distritos/Regiões Autónomas - Districts/Autonomous Regions
AveiroBejaBragaBragançaCastelo BrancoCoimbraÉvoraFaroGuardaLeiriaLisboaPortalegrePortoSantarémSetúbalViana do CasteloVila RealViseuAçoresMadeira

Separador - Divider

IndexHeráldicaHistóriaLegislaçãoHeráldica AutárquicaPortugalUltramar PortuguêsA - Z Miniaturas (Municípios) Miniaturas (Freguesias) Miniaturas (Ultramar)LigaçõesNovidadesContacto

Anterior - PreviousPróximo - Next