Feriado Municipal - 4 de Junho Área - 67 Km2

Freguesias - Civil parishes

Castanheira de Pera e Coentral

Separador - Divider

Ordenação heráldica do brasão e bandeira

Segundo o parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses de 26/01/1935
Aprovado pelo Ministro do Interior em 30/04/1935
Portaria n.º 8093, do Ministério do Interior,
publicada no Diário do Governo n.º 98, 1.ª Série de 30/04/1935

Armas - De prata, com um castanheiro folhado e frutado de sua cor, saínte de um terrado de verde realçado de negro, cortado por três faixas ondadas de prata e de azul. O tronco do castanheiro acompanhado por dois rodízios de pás, em pala, de vermelho. Listel branco com os dizeres: "Vila de Castanheira de Pera", a negro. Coroa mural de quatro torres de prata.

Brasão do município de Castanheira de Pera - Castanheira de Pera municipality coat-of-arms

Separador - Divider

Bandeira - Verde. Cordões e borlas de prata e verde. Haste e lança douradas.

Bandeira e estandarte do município de Castanheira de Pera - Castanheira de Pera Municipality flag and banner

Bandeira (2x3)      Estandarte (1X1)

Divisor Leira - Leiria Divider

Transcrição do parecer

Parecer apresentado por Affonso de Dornellas à Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos e aprovado em sessão de 26 de Janeiro de 1935.

Conforme o desejo manifestado pela Comissão Municipal da União Nacional de Castanheira de Pera em seu ofício de 19 de Dezembro de 1934, de que nas Armas da Vila, figure uma alusão à importante indústria de lanifícios em constante laboração, movida principalmente pela força da água da Ribeira de Pera, ainda que tivesse de ser suprimido o castanheiro que torna em parte as mesmas Armas falantes, venho propor que as Armas, bandeira e selo da Vila de Castanheira de Pera, sejam assim ordenadas:

- ARMAS: De prata, com um castanheiro folhado e frutado de sua cor, sainte de um terrado de verde realçado de negro, cortado por três faixas ondadas de prata e de azul. O tronco do castanheiro acompanhado por dois rodízios de pás, em pala, de vermelho. Listel branco com os dizeres "Vila de Castanheira de Pera", a negro. Coroa mural de quatro torres de prata. -

- BANDEIRA: Verde. Cordões e borlas de prata e de verde. Haste e lança douradas. -

- SELO: Circular, tendo ao centro as peças das Armas sem indicação dos esmaltes. Em redor, dentro de círculos concêntricos, os dizeres "Câmara Municipal de Castanheira de Pera".

Como o castanheiro e o terrado são de verde, a bandeira deve ser desta cor. Quando destinada a cerimónias ou cortejos, a bandeira é de seda e bordada, tendo a área de um metro quadrado.

Foi indicada a prata para o campo das Armas, por este metal na heráldica denotar humildade e riqueza.

O verde que esmalta o castanheiro e o terrado, significa esperança e fé.

O negro que realça o terrado, representa heraldicamente a terra e significa firmeza e honestidade.

O rio está representado como determinem as regras da heráldica: ondado em faxas de prata e de azul. Este esmalte significa zelo, caridade e lealdade.

Os rodízios de pás, com que a força é transmitida às fábricas, são de vermelho porque este esmalte na heráldica significa a força e a vida.

E assim, a industrial e importante Vila de Castanheira de Pera, fica com as suas riquezas e a índole dos seus naturais simbolizadas nas suas Armas.

Se a Câmara Municipal concordar com este parecer, deverá transcrever na acta respectiva a descrição das Armas, da bandeira e do selo, enviando uma cópia autenticada dessa parte da acta, acompanhada de una prova dos desenhos rigorosamente feitos, da bandeira e do selo, ao Sr. Governador Civil, que, por sua vez, a remeterá à Direcção Geral de Administração Política e Civil do Ministério do Interior, para, no caso do Sr. Ministro concordar, ser publicada a respectiva portaria.

Lisboa, Janeiro de 1935.

adornellas

Affonso de Dornellas.

 

(Texto adaptado à grafia actual)

Fonte:Processo do Município de Castanheira de Pera (arquivo digital da AAP, acervo “Fundo Comissão de Heráldica”, código referência PT/AAP/CH/CPR/UI0017/00170).

Ligação para a página oficial do município de Castanheira de Pera

Separador - Divider

Segunda proposta de ordenação heráldica do brasão e bandeira

Segundo o parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses de 20/11/1934
Não adoptada pelo município

Armas - De prata, com um castanheiro folhado e florido, de sua cor, sainte de um terrado de verde realçado de negro, cortado por três faxas ondadas de prata e azul. Coroa mural de quatro torres de prata. Listel branco com os dizeres "Vila de Castanheira de Pera“ a negro.

Proposta para o brasão do município de Castanheira de Pera - Castanheira de Pera municipality coat-of-arms proposal

Separador - Divider

Bandeira - Verde. Cordões e borlas de prata e de verde. Haste e lança de ouro.

Proposta para a bandeira e estandarte do município de Castanheira de Pera - Castanheira de Pera Municipality flag and banner proposal

Bandeira (2x3)      Estandarte (1X1)

Divisor Leira - Leiria Divider

Transcrição do parecer

Proposta feita por Affonso de Dornellas à Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, aprovada em sessão de 20 de Novembro de 1934, com deliberação de ser enviada à Camara Municipal respectiva.

Por ofício nº 67 da Câmara Municipal da Vila de Castanheira do Pera, datado de 21 de Outubro de 1924, foi solicitado à Associação dos Arqueólogos Portugueses que se efectuasse o estudo das Armas e portanto da bandeira e selo para a mesma Vila.

A este pedido respondeu a mesma Instituição com o parecer respectivo, aprovado em 3 de Junho de 1925, formulado no projecto que já tinha aprovado em 15 de Abril anterior.

Quando em 1924 este estudo foi efectuado, não existiam ainda as regras de heráldica de domínio, oficialmente estalecidas pelo Ministério do Interior, conforme a circular de 14 de Abril de 1930 expedida pela Direcção Geral da Administração Política e Civil do mesmo Ministério.

Sucede, porém, que as Armas, bandeira e selo estudadas então, estão dentro dessas regras como base fundamental, faltando-lhe no entanto a coroa mural e uma melhor estética na parte artística da ordenação heráldica.

Pela correspondência recebida agora na Associação dos Arqueólogos Portugueses e que lhe dirigida pela Comissão Municipal da União Nacional da mesma Vila, em ofícios de 14 e 25 de Abril, 7 do Maio e 10 de Agosto, verifica-se que o parecer enviado à Câmara Municipal da mesma Vila em Junho de 1925, ou se extraviou ou, enfim, nunca chegou a ser apreciado e sobre ele tomada qualquer deliberação. Parece-me pois conveniente comunicar à Câmara Municipal da Vila de Castanheira de Pera, qual o parecer que a Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos emitiu sobre a ordenação das Armas, bandeira e selo da mesma Vila, tomando em consideração que essas armas são constituídas por peças que traduzem o nome da Vila, pois constam de um castanheiro e da representação do Rio Pera.

Em heráldica são denominadas falantes as armas desta categoria.

Vejamos portanto as descrições respectivas:

- Armas - De prata, com um castanheiro folhado e florido, de sua cor, sainte de um terrado de verde realçado de negro, cortado por três faxas ondadas de prata e azul. Coroa mural de quatro torres de prata. Listel branco com os dizeres "Vila de Castanheira de Pera“ a negro.

- Bandeira - Verde. Cordões e borlas de prata e de verde. Haste e lança de ouro. -

- Selo - Circular, tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes. Em redor, dentro de círculos concêntricos, os dizeres "Câmara Municipal de Castanheira de Pera".

Como a peça principal das armas é de verde, a bandeira é desta cor. quando destinada a cerimónias ou cortejos, a bandeira é de seda e bordada, tendo a área de um metro quadrado.

Foi indicada a prata para o campo das armas porque este metal em heráldica denota humildade e riqueza.

O castanheiro é de verde, esmalte que significa esperança e fé.

O terrado de verde é realçado de negro por ser este o esmalte que representa a terra e significa firmeza e honestidade.

O rio está representado como determinam as regras de heráldica, que é faxado, ondado de prata e de azul. Este esmalte significa zelo caridade e lealdade.

E assim, a industrial e importante Vila, fica com as suas riquezas representadas na simbologia das Armas.

No caso da Câmara Municipal da Vila de Castanheira de Pera concordar com esta proposta, deverá transcrever na acta respectiva a descrição das Armas, bandeira e selo, para enviar uma cópia autenticada do Sr. Governador Civil que a remeterá à Direcção Geral da Administração Política e Civil do Ministério do Interior, para, no caso do Sr, Ministro também concordar, ser publicada a respectiva portaria.

Sintra, Setembro de 1934.

adornellas

Affonso de Dornellas.

 

(Texto adaptado à grafia actual)

Fonte: Processo do Município de Castanheira de Pera (arquivo digital da AAP, acervo “Fundo Comissão de Heráldica”, código referência PT/AAP/CH/CPR/UI0017/00170).

Separador - Divider

Primeira proposta de ordenação heráldica do brasão e bandeira

Segundo o parecer da Secção de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, de 22/07/1922

Armas - De prata com um castanheiro da sua cor sobre um terrado cortado por um rio ondado de prata.*

Proposta para o brasão do Município de Castanheira de Pera - Castanheira de Pera municipal coat-of-arms proposal

Baseado no desenho original de João Ricardo Silva

Separador - Divider

Estandarte - De verde.*

Proposta para o estandarte do Município de Castanheira de Pera - Castanheira de Pera municipal banner proposal

Estandarte (1X1)

* Originalmente os brasões eram ordenados sem coroa mural, pelo facto de só em Junho de 1925 ter sido decidido que estes seriam coroados.

Divisor Leira - Leiria Divider

Transcrição do parecer

Parecer aprovado em sessão de 3 de Junho de 1925, da secção de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, baseado no projecto apresentado e aprovado em sessão da mesma secção de 20 Maio de Abril do mesmo ano.

A Associação dos Arqueólogos Portugueses foi solicitada para estudar as armas de Castanheira de Pera, sendo o pedido formulado nos seguintes termos:

- Câmara Municipal do Concelho de Castanheira de Pera. Nº 67. Em 21 de Outubro de 1924. Ao Ex.mo Sr. Presidente da Associação dos Arqueólogos Portugueses. Lisboa. Deseja a Câmara Municipal deste Concelho de Castanheira de Pera adoptar o seu brasão de armas, símbolo da sua autonomia, por isso rogo a V. Ex.ª.se digne indicar a esta Câmara vários esquemas para escolha, convindo antes esquemas de um tear, uma fiação da de um maquinismo qualquer de indústria de lanifícios, visto ser este concelho um dos centros mais industriais do pais em tal género. Convinha também indicar esquemas duma árvore qualquer: um carvalho ou um castanheiro por exemplo visto serem as árvores mais predominantes neste concelho. Saúde e Fraternidade. O Presidente da Comissão Executiva (a) José Fernandes de Carvalho.

A orientação seguida até hoje na secção de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses no estudo das armas de domínio para que tem sido solicitada, tem sido propor aos diferentes municípios que a têm consultado, armas compostas por peças conhecidas como velhas representativas de factos ou coisas, salvo quando as armas podem ser falantes e quando a peça que as pode caracterizar está dentro da lógica para sem leva heráldica poderem enfileirar com as peças já consagradas.

Se bem que Castanheira de Pera seja uma Vila que vive da indústria de tecelagem, não é necessário ir buscar qualquer dos aparelhos desta indústria, criando uma nova peça heráldica, para caracterizar a mesma Vila e mesmo, segundo a orientação seguida, não poderia a Secção de Heráldica propor essa inovação porque Castanheira de Pera pode ter armas falantes, estando primeiro os elementos que representam o seu nome.

As armas falantes de domínio, são compostas de peças que lembrem ou recordem o nome da Cidade ou Vila que simbolizam, e como em todos os tempos assim se tem feito, mesmo instintivamente, pois não há qualquer regulamento ou praxes que sejam do conhecimento de todos os municípios, procura a secção de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses continuar dentro desse hábito que considera lei, não sendo portanto de opinião que sem a menor necessidade se criem novas peças heráldicas para não agravar a já grande confusão que existe.

Também não pode a secção de Heráldica apresentar vários esquemas pelo menos para as armas de Castanheira de Pera, porque desejando estar sempre dentro das velhas regras e portanto por ter por norma a coerência, entende que conhecendo-se a origem do nome desta Vila, só tem um projecto a propor não encontrando possibilidade de variar.

Castanheira de Pera ou Castanheira de Pedrogão Grande, é assim conhecida por ser banhada pelo Rio Pera que é uma das suas principais riquezas, e porque pertence ao Concelho e Comarca de Pedrogão Grande.

O Rio Pera, nasce nas proximidades de Pedrogão Grande e com 20 quilómetros de curso vai desaguar com grande estrondo no Rio Zêzere, por entre penedos e formando cascatas.

Este Rio dá uma grande importância a Castanheira por movimentar as Fábricas de lanifícios que constituem a riqueza da Povoação.

Pertenceu Castanheira de Pera ao Concelho de Figueiró dos Vinhos por decreto de 7 de Setembro de 1895, voltando a pertencer ao de Pedrogão Grande por decreto de 13 de Janeiro de 1898.

Para a organização das armas de Castanheira de Pera, poderemos aplicar a regra das armas falantes, adoptando um castanheiro para peça principal e aproveitando o Rio Pera para por meio duma facha ondada o representar também nas mesmas armas.

Propomos portanto para o selo das armas de Castanheira de Pera o seguinte.

- De prata com um castanheiro da sua cor sobre um terrado cortado por um rio ondado de prata.

A bandeira.com um metro por lado deve ser verde por ser esta a cor da peça principal das armas por debaixo das quais deve haver uma fita branca com os dizeres "Castanheira de Pera" a preto.

[Affonso de Dornellas].

(Texto adaptado à grafia actual)

Fonte: Processo do Município de Castanheira de Pera (arquivo digital da AAP, acervo “Fundo Comissão de Heráldica”, código referência PT/AAP/CH/CPR/UI0017/00170).

Ligação para a página oficial do município de Castanheira de Pera

Separador - Divider

Municípios do distrito de Leiria - Leiria district municipalities
AlcobaçaAlvaiázereAnsião BatalhaBombarralCaldas da Rainha Castanheira de PeraFigueiró dos Vinhos LeiriaMarinha GrandeNazaré ÓbidosPedrógão GrandePeniche PombalPorto de Mós

Separador - Divider

Distritos/Regiões Autónomas - Districts/Autonomous Regions
AveiroBejaBragaBragançaCastelo BrancoCoimbraÉvoraFaroGuardaLeiriaLisboaPortalegrePortoSantarémSetúbalViana do CasteloVila RealViseuAçoresMadeira

Separador - Divider

Index HeráldicaHistóriaLegislação Heráldica AutárquicaPortugal Ultramar PortuguêsA - Z Miniaturas (Municípios) Miniaturas (Freguesias) Miniaturas (Ultramar) Ligações Novidades Contacto

Anterior - PreviousPróximo - Next