Orago - São Vicente Área - 12.94 Km2

Ordenação heráldica do brasão e bandeira

Segundo o parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses de 18/03/2004
Estabelecida em reunião de Assembleia de Freguesia, em 29/04/2004

Publicada no Diário da República n.º , 3.ª Série, Parte A de 24/06/2004

Registado na Direcção Geral de Autarquias Locais, com o n.º 147/2004, em 06/07/2004

Armas - Escudo de verde, cruz da Ordem de Malta, lira de ouro e fonte de prata jorrando água de prata e azul, tudo bem ordenado. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ ALCAFACHE “.

Brasão da freguesia de Alcafache - Alcafache civil parish, coat-of-arms

Separador - Divider

Simbologia

A cruz da Ordem de Malta - Representa o facto de a Ordem do Hospital ter possuído bens em Alcafache, peitando voz e coima, sem os oficiais da coroa entrarem nos prédios, o que mostra que esses haveres eram importantes já em finais do séc. XIII; os referidos haveres da Ordem do Hospital foram certamente o princípio da Comenda de Alcafache na Ordem de Malta, sendo que do século XV para o século XVI, Alcafache era um concelho desta Ordem.
A lira de ouro - Representa a vertente cultural e desportiva desta freguesia, que é representada pelas colectividades aqui existentes, como é o caso da Sociedade Filarmónica de Tibaldinho (a mais antiga e centenária), o Centro Social, Cultural e Desportivo de Tibaldinho, do Movimento de Jovens Cristãos de Alcafache, da ALCATUNA e do Rancho de "Tricanas" de Tibaldinho. Também existiu o Rancho Folclórico "As Flores Unidas de Alcafache". O actual Centro Social, Cultural e Desportivo de Tibaldinho resultou da fusão do Grupo Coral e da Associação Cultural e Desportiva de Tibaldinho.
A fonte de prata - Representa as afamadas termas de Alcafache, situadas no vale do rio Dão; estas termas são indicadas para o tratamento de reumatismos, bronquites, rinites e laringites crónicas. Em complemento às actividades regulares, as termas de Alcafache, em colaboração com a região de turismo Dão Lafões, são responsáveis pela organização de um conjunto de animações culturais.

Separador - Divider

Bandeira - Esquartelada de amarelo e verde. Cordões e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.

Bandeira e estandarte da freguesia de Alcafache - Alcafache civil parish, flag and banner

Bandeira (2x3)      Estandarte (1X1)

Separador - Divider

Freguesias do município de Mangualde - Mangualde municipality civil parishes
Abrunhosa-a-VelhaAlcafacheCunha BaixaEspinhoFornos de Maceira DãoFreixiosaMangualde, Mesquitela e Cunha AltaMoimenta de Maceira Dão e Lobelhe do MatoQuintela de AzuraraSantiago de Cassurrães e Póvoa de CervãesSão João da FrestaTavares (Chãs, Várzea e Travanca)

Separador - Divider

Municípios do distrito de Viseu - Viseu district municipalities
ArmamarCarregal do SalCastro DaireCinfãesLamegoMangualdeMoimenta da BeiraMortáguaNelas Oliveira de FradesPenalva do CasteloPenedonoResendeSanta Comba Dão São João da PesqueiraSão Pedro do SulSátãoSernancelheTabuaçoTaroucaTondelaVila Nova de PaivaViseuVouzela

Separador - Divider

Distritos/Regiões Autónomas - Districts/Autonomous Regions
AveiroBejaBragaBragançaCastelo BrancoCoimbraÉvoraFaroGuardaLeiriaLisboaPortalegrePortoSantarémSetúbalViana do CasteloVila RealViseuAçoresMadeira

Separador - Divider

Index HeráldicaHistóriaLegislação Heráldica AutárquicaPortugal Ultramar PortuguêsA - Z Miniaturas (Municípios) Miniaturas (Freguesias) Miniaturas (Ultramar) Ligações Novidades Contacto

Anterior - PreviousPróxima - Next