Feriado Municipal - 21 de Setembro Área - 508 Km2

Município que ocupa a totalidade da ilha do Corvo
Municipality comprising the totality of Corvo island

Freguesias - Civil parishes

O município do Corvo é o único de Portugal a não ter qualquer freguesia
Corvo municipality is the only one in Portugal without civil parishes

Separador - Divider

Ordenação heráldica do brasão e bandeira

Segundo o parecer da Comissão de Heráldica e Genealogia da Associação dos Arqueólogos Portugueses de 23/01/1947
Aprovado pelo Ministro do Interior em 29/07/1948
Publicada no Diário do Governo n.º 180, 2.ª Série de 04/08/1948
Armas - De prata, com um corvo marinho de negro segurando um peixe de vermelho no bico, pousado sobre um monte de verde, saínte de um ondado de prata e de verde, de três peças; em chefe um açor de negro, realçado de ouro voando, segurando uma quina de Portugal nas garras.

Brasão do Município do Corvo - Corvo municipal coat-of-arms

Baseado no desenho original de João Ricardo Silva

Separador - Divider

Bandeira - Esquartelada de branco e de negro, tendo no centro o escudo das armas encimado por coroa mural de prata de quatro torres e por baixo listel de prata com os dizeres «Corvo», em letras de negro.

Bandeira e estandarte do Município do Corvo - Corvo municipal flag and banner

Bandeira (2x3)      Estandarte (1X1)

Divisor - Divider

Transcrição do parecer

Parecer apresentado pelo Marquês de São Paio à Comissão de Heráldica e Genealogia da Associação dos Arqueólogos Portugueses e aprovado em sessão de 23 de janeiro de 1947.

Tão singela tem sido através dos tempos e ainda hoje é a vida administrativa e municipal da pequenina ilha do Corvo com o seu único município, cuja sede é a actual vila do Corvo, que julgamos nunca até hoje tivesse usado de brasão de armas próprio, por não ter sentido necessidade disso.

Assim haverá que criar-lhes armas novas, as quais propomos sejam:

ARMAS - De prata com um corvo marinho de negro segurando um peixe de vermelho no bico, pousado sobre um monte de verde, saínte de um ondado de prata e de verde, de três peças; em chefe um açor de negro, realçado de ouro, segurando uma quina de Portugal nas garras.

BANDEIRA - Esquartelada de branco e de negro, tendo no centro o escudo das armas encimado por coroa mural de prata de quatro torres e por baixo listel de prata com os dizeres: CORVO em letras de negro.

SELO – Redondo com as peças do escudo soltas e sem indicação dos esmaltes, tendo à volta, entre círculos concêntricos, a legenda CÂMARA MUNICIPAL DO CORVO.

(Texto adaptado à grafia actual)

Fonte: arquivo da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses.

Ligação para a página oficial do município do Corvo

Separador - Divider

Municípios da Região autónoma dos Açores - Azores autonomous region municipalities
Angra do HeroísmoCalhetaCorvoHortaLagoaLajes das FloresLajes do PicoMadalenaNordestePonta DelgadaPovoaçãoPraia da VitóriaRibeira Grande Santa Cruz da GraciosaSanta Cruz das FloresSão Roque do PicoVelasVila do Porto Vila Franca do Campo

Separador - Divider

Distritos/Regiões Autónomas - Districts/Autonomous Regions
AveiroBejaBragaBragançaCastelo BrancoCoimbraÉvoraFaroGuardaLeiriaLisboaPortalegrePortoSantarémSetúbalViana do CasteloVila RealViseuAçoresMadeira

Separador - Divider

IndexHeráldicaHistóriaLegislaçãoHeráldica AutárquicaPortugalUltramar PortuguêsA - Z Miniaturas (Municípios) Miniaturas (Freguesias) Miniaturas (Ultramar)LigaçõesNovidadesContacto

Anterior - PreviousPróximo - Next