Feriado Municipal - 28 de Agosto Área - 168.43 Km2

Freguesias - Civil parishes

Barrancos

Separador - Divider

Ordenação heráldica do brasão e bandeira

Segundo o parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses de 20/12/1935
Aprovado pelo Ministro do Interior em 21/04/1938
Portaria n.º 8985, do Ministério do Interior,
publicado no Diário do Governo n.º 91, 1.ª Série de 21/04/1938

Armas - De prata, com um sobreiro de verde com troncos de negro e frutado de ouro, sobre um terrado de sua cor, cortado por três faixas ondadas, duas de prata e uma de azul. No terrado, um javali passante de ouro realçado de negro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres "Vila de Barrancos".

Brasão do Município de Barrancos - Barrancos municipal coat-of-arms

Separador - Divider

Bandeira - Esquartelada de amarelo e azul, cordões e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.

Bandeira e estandarte do Município de Barrancos - Barrancos municipal flag and banner

Bandeira (2x3)      Estandarte (1X1)

Informação gentilmente cedida pela Câmara Municipal de Barrancos

 

Divisor Beja - Beja Divider

Transcrição do parecer

Parecer apresentado por Affonso de Dornellas à Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses e aprovado em sessão de 20 de Dezembro de 1935.

A Câmara Municipal de Barrancos, desejando possuir as suas armas, bandeira e selo, solicitou da Associação dos Arqueólogos que lhe fosse feito o respectivo estudo.

Barrancos era antigamente uma povoação do Concelho de Noudar; hoje, a antiga Vila de Noudar é que faz parte do Concelho de Barrancos.

Os elementos históricos e as circunstâncias regionais da antiga Vila de Noudar, não podem servir para simbolizar a, relativamente moderna, Vila de Barrancos.

Pode transferir-se a sede de um concelho, mas não se pode transferir a história de uma região para outra.

Temos pois que salientar as circunstâncias referentes à Vila de Barrancos que domina uma região banhada pelo Guadiana e que tem grandes montados de sobreiros e extensas pastagens, sendo a sua riqueza constituída pelo grande desenvolvimento pecuário, tendo ainda a cevada, a aveia e o trigo, etc., além da grande quantidade de minas de ouro, cobre, ferro, etc.

Com estes elementos, parece-nos que as Armas, bandeira e selo da Vila de Barrancos devem ser assim ordenadas:

- ARMAS De prata, com um sobreiro de verde com troncos de negro e frutado de ouro, sobre um terrado de sua cor, cortado por três faixas ondadas, duas de prata e uma de azul. No terrado, um javali passante de ouro realçado de negro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres “Vila de Barrancos” -

- BANDEIRA Esquartelada de amarelo e de azul. Cordões e borlas de ouro e de azul. Haste e lança douradas. -

- SELO - Circular, tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres “Câmara Municipal de Barrancos”. -

Como os esmaltes principais das Armas são de ouro e de azul, a bandeira é de amarelo (que corresponde ao ouro) e de azul. Quando se destina a cortejos ou outras cerimónias, a bandeira deve medir um metro quadrado e é de seda e bordada. Quando é para arvorar, é de filel e terá as dimensões julgadas convenientes, podendo dispensar as armas.

A prata do campo e das faixas ondadas do rio, representa heraldicamente, humildade e riqueza.

O verde do sobreiro é o esmalte que na heráldica significa esperança e fé.

O negro dos troncos e do realçado do javali, é o esmalte que representa a terra e significa firmeza e honestidade. O javali representa a grande riqueza pecuária local e é de ouro, assim como o frutado, porque este metal representa a fidelidade, a constância e o poder.

Os rios são dos esmaltes que a heráldica determina. O azul significa zelo, lealdade e caridade.

E assim, com estas peças e estes esmaltes, ficam representadas as riquezas regionais e a índole dos naturais.

Se a Câmara Municipal de Barrancos concordar com este parecer, deverá transcrever na acta a descrição das Armas, bandeira e selo e enviar ao Sr. Governador Civil uma cópia autenticada, com os desenhos rigorosos da bandeira e do selo, pedindo-lhe para remeter esses elementos à Direcção Geral de Administração Política e Civil do Ministério do Interior, para, no caso do Sr. Ministro aprovar, ser publicada a respectiva portaria.

Sintra, Setembro de 1935.

 

adornellas

Affonso de Dornellas.

(Texto adaptado à grafia actual)

Fonte: Processo do Município de Barrancos (arquivo digital da AAP, acervo “Fundo Comissão de Heráldica”, código referência PT/AAP/CH/BRC/UI0005/00045).

Ligação para a página oficial do município de Barrancos

Separador - Divider

Municípios do distrito de Beja - Beja district municipalities
AljustrelAlmodôvarAlvitoBarrancosBejaCastro VerdeCubaFerreira do AlentejoMértolaMouraOdemiraOuriqueSerpaVidigueira

Separador - Divider

Distritos/Regiões Autónomas - Districts/Autonomous Regions
AveiroBejaBragaBragançaCastelo BrancoCoimbraÉvoraFaroGuardaLeiriaLisboaPortalegrePortoSantarémSetúbalViana do CasteloVila RealViseuAçoresMadeira

Separador - Divider

IndexHeráldicaHistóriaLegislaçãoHeráldica AutárquicaPortugalUltramar PortuguêsA - Z Miniaturas (Municípios) Miniaturas (Freguesias) Miniaturas (Ultramar)LigaçõesNovidadesContacto

Anterior - PreviousPróximo - Next